À Descoberta de Portugal

Além do Alentejo, Portugal apresenta uma significativa diversidade geográfica, ambiental e cultural, que facilmente cativa o turista. Se o Norte montanhoso contrasta com o Sul plano, os costumes da serra do Algarve parecem esquecidos entre as praias e os estereótipos turísticos da região.

Minho

Visitar o Minho como ele merece exige que se seja encarado como se fosse um país em si. Saindo das cidades históricas e monumentais, como Braga e Guimarães, chegamos a vilas anteriores à nacionalidade, como Ponte de Lima ou Arcos de Valdevez, rodeadas de paisagem verde e onde nos espera a vitela assada ou o arroz de sarrabulho. Suba ao Soajo e às serras da Peneda e Amarela, ou desça até Caminha, espreitando a Galiza do outro lado do rio.

Beira Alta

Beira AltaA Guarda é a cidade mais alta de Portugal, uma das mais antigas – conforme se constata pela sua Sé, que não fica atrás das de Lisboa ou do Porto – e uma das capitais de distrito que os visitantes frequentemente esquecem. O facto é tanto mais lamentável quanto grande a riqueza paisagística e histórica desta região de fronteira: os castelos de Trancoso e Sabugal, a aldeia histórica de Sortelha, o passado judaico de Belmonte e a sua misteriosa Torre de Centum Cellas, que até hoje não se sabe exatamente que fim serviu, são várias razões para visitar a região.

Algarve

O “ocidente” dos muçulmanos apresenta muito mais do que as praias, já bem conhecidas. O barrocal e a serra escondem aldeias históricas como Cachopo, Querença ou Alte, com uma identidade própria e que resiste à passagem do tempo. A serra de Monchique esconde as cascatas de Barbelote ou Chilrão, misteriosamente quase desconhecidas dos roteiros turísticas. O alto da Fóia, o pico de maior altitude do Algarve, permite visualizar grande parte do litoral; ao descer, terá à sua espera os tradicionais enchidos da serra e a aguardente de medronho. Em Silves, o castelo avermelhado relembra os tempos em que esta era a capital do Algarve islâmico e uma das maiores cidades da Península Ibérica.