Alentejo: a Melhor Região Vinícola do Mundo

O Alentejo foi escolhido, em 2014, como a melhor região vinícola do mundo. A escolha foi atribuída e divulgada pelo portal de viagens 10Best e pelo jornal norte-americano “USA Today”. Esta distinção foi mais um passo para o reconhecimento internacional do Alentejo enquanto região vitivinícola e enoturística, a par de regiões largamente estabelecidas como La Rioja (Espanha) ou Champagne (França).

Alentejo the World's Best Wine RegionNo caso da produção, a modernização do setor vitivinícola português teve reflexos notáveis em apenas um par de décadas, quer quanto à qualidade, quer à quantidade do vinho produzido. Os vinhos alentejanos batem-se com os melhores nos concursos internacionais. Por exemplo, o Herdade dos Grous Moon Harvest Tinto de 2013 obteve a Grande Medalha de Ouro no Concors Mondial de Bruxelas, em 2015, e a Medalha de Prata no International Wine Challenge, no mesmo ano.

Além disso, as quintas estão atentas ao fenómeno do enoturismo, quer enquanto fonte direta de receitas, quer enquanto instrumento de divulgação da cultura enófila, pensando a longo prazo. A Herdade dos Grous, a Herdade dos Coelheiros (Arraiolos) e o L’ AND Vineyard Resort permitem-lhe descansar junto à natureza, provar o melhor da gastronomia alentejana e levar para casa alguns dos vinhos mais apreciados. Em algumas quintas, como na Herdade dos Outeiros Altos (Estremoz), é até possível, mediante marcação, participar em vindimas e constatar na primeira pessoa como é feito o trabalho de campo.

As autoridades oficiais ligadas ao Turismo têm vindo a desenvolver um esforço concertado, tendo em vista a promoção da região, a articulação e a manutenção da qualidade da oferta turística apresentada e a divulgação, em Portugal e no exterior, do Alentejo como produto enoturístico. Os operadores esperam, inclusivamente, que a operacionalidade do aeroporto de Beja – que até ao momento não tem atingido os resultados que se esperavam – venha a contribuir para que o Alentejo se afirme decisivamente enquanto região turística de excelência a nível mundial.

O resto é, simplesmente, a excelência da vitivinicultura alentejana, em estado puro e ao alcance dos apreciadores.