Alentejo: Diversidade Turística

Alentejo canoeingPlanear férias no Alentejo significa, antes de mais, escolher entre a enorme quantidade de atividades disponíveis. Escolha em função dos seus gostos, dos da sua família, do tempo que planeia ficar ou daquilo que lhe apetece fazer. Quer férias mais ativas ou contemplativas? E porque não uma combinação de tudo?… Veja o que Alentejo tem para lhe oferecer durante as férias:

Praias: marítimas e fluviais

Já temos falado na riqueza que são as praias do Litoral Alentejano, no geral pouco procuradas e não atingidas pelo turismo de massas, com a mais-valia da preservação imposta pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Mas além do mar, também há praias fluviais de grande qualidade, caso queira alternar banhos de sol e mergulhos com a visita ao Alentejo profundo. A norte, a praia fluvial do Alamal, no rio Tejo; a sul, a praia da Mina de S. Domingos.

Desporto: fazer canoagem

O Rio Mira é um dos principais rios do Alentejo, a par do Guadiana (vindo de Espanha) e do Sado. Tal como este último, corre de Sul para Norte. O percurso final, entre Odemira e Vila Nova de Milfontes, é perfeitamente navegável e utilizado por diversas empresas para organizar descidas em canoa.

Natureza

O Pulo do Lobo ficou célebre aquando de um incidente mediático em torno do ex-primeiro-ministro Cavaco Silva, que se recusou a comentar uma situação política alegando ter estado ausente, de fim de semana, neste ponto do país. Trata-se de uma bela queda d’ água no curso do rio Guadiana, com cerca de 20 m de altura. O percurso para chegar a este local remoto, situado a quase 20 km de Mértola, é por si mesmo uma incursão na natureza em estado quase selvagem, apesar dos rebanhos de ovelhas que se encontram pelo caminho.

O novo “gin” do Alentejo

O empreendedorismo tem destas coisas. Um antigo professor criou um novo “gin”, associou-lhe uma marca e está a tornar-se um caso de sucesso empresarial. Vá até Monsaraz e prove o Sharish Blue Magic Gin, feito com produtos da região.