Cultura e Tradições Alentejanas

O Alentejo é uma região repleta de tradições. Ao visitar os seus belos lugares, procure ver e conhecer as suas: gastronomia, música, artesanato, vestes e arquitetura.

A rica gastronomia não deixa ninguém indiferente. Quem vai ao Alentejo não pode deixar de se deliciar com os secretos de porco preto, acompanhados por migas alentejanas, com a açorda de coentros, o ensopado de borrego, a carne de porco à alentejana, o gaspacho… é uma lista interminável de bons pratos! Sacrilégio será não experimentar o seu afamado vinho, acompanhado por um queijo de Nisa e pão alentejano. A doçaria tradicional é, também ela, uma perdição… não saia de Évora sem provar um “beijinho”!

Carpets of ArraiolosO artesanato da região também não deixa ninguém indiferente. Quem não conhece os magníficos Tapetes de Arraiolos? A olaria e a argila vitrificada e pintada são também de grande beleza, assim como os seus objetos em ferro forjado ou em pele. Qualquer objeto destes dará certamente um novo encanto ao seu lar.

As vestes revelam também muito da cultura da região, senão vejamos: o Traje de Ceifeira, para as moças, sendo que tinham a Roupa do Campo para o trabalho e a Roupa de Portas para usar em contextos sociais; os senhores têm o Traje do Pastor, em que destacamos o tradicional Capote (é como uma capa que permite ao indivíduo liberdade de movimentos para o seu trabalho).

A arquitetura, por sua vez, é um “ex-líbris” da região, com várias influências e caracterizando diversos momentos históricos. Ao percorrer a região, encontraremos fortalezas e castelos medievais, solares oitocentistas, portais góticos, abóbadas árabes, frescos do século XV, edificações em mármore… e muito mais, ao virar de cada esquina!

Recentemente, houve mais um elemento cultural que se cravou no registo das tradições alentejanas: o Cante Alentejano, considerado pela UNESCO, em 2014, Património Cultural Imaterial da Humanidade. O Cante Alentejano é único, não só em Portugal como no mundo! A sua musicalidade e a força das vozes que o entoam apoderam-se dos nossos sentidos e fazem-nos ouvir e sentir o Alentejo de uma forma indescritível!