Curiosidades sobre o Alentejo

Evora is the most populous city in the AlentejoO Alentejo é uma caixinha de surpresas, devido à reduzida atenção que recebe da comunicação social. Surpreenda-se com alguns factos curiosos sobre a grande região alentejana:

  • Évora é a cidade mais populosa do Alentejo, com cerca de 45.000 habitantes. De acordo com a Wikipédia, é a 17.ª cidade mais populosa de Portugal. Esta lista inclui cidades que por vezes são “desconsideradas”, pela sua fama enquanto “cidades-dormitório”, mas que têm o estatuto de cidade. É o caso de Matosinhos, no 15.º, com cerca de 50.000 habitantes.
  • O Alentejo teve apenas 3 clubes a disputar a I Divisão de Futebol: O Elvas, o Lusitano de Évora e o SC Campomaiorense. O Elvas nasceu da fusão entre as filiais dos grandes clubes de Lisboa: o Sport Lisboa e Elvas e o Sporting Clube de Elvas. O Campomaiorense foi impulsionado pelo patrocínio dos cafés Delta, do comendador Joaquim Nabeiro. Desde que a Delta desistiu de investir em futebol profissional, em 2001, que o Alentejo não voltou a ter representantes no primeiro escalão do futebol português.
  • A Região Demarcada do Alentejo é uma das regiões vinícolas mais recentes, tendo sido estabelecida em 1988. Para se estabelecer um termo de comparação, a Região da Bairrada foi constituída em 1979; a região do Dão, em 1908; e a Região do Douro, a mais antiga do mundo, surgiu em 1756.
  • De acordo com o Google Maps, o trajeto entre Nisa e Odemira (ambos municípios alentejanos) é de 314 km, perfazendo uma viagem de 3 horas e meia (com portagens). Já Sines e Barrancos (o mais ocidental e o mais oriental) distam cerca de 200 km, percorridos em cerca de 3 horas através de estradas nacionais e, parcialmente, do IP8.
  • Vasco da Gama nasceu em Sines, alegadamente em 1460. A cidade portuária ergueu aí uma estátua em sua homenagem, e dois clubes desportivos de Sines têm o nome do descobridor: o Hóquei Clube Vasco da Gama e o Vasco da Gama Atlético Clube. Vasco da Gama foi também o 1.º Conde da Vidigueira.