Dicas de Viagem para Visitar o Alentejo

O Alentejo é a nova “coqueluche” do turismo nacional, e os portugueses estão a descobrir rapidamente todos os encantos que a grande província do Sul tem para mostrar. Vejamos algumas dicas de viagem para conhecer o Alentejo:

Évora

O centro histórico de Évora conserva as suas antigas muralhas, convidando desde logo o visitante a imaginar o que podem esconder. A Praça do Giraldo, o templo romano (que erroneamente se tem chamado “de Diana”) e o aqueduto da Água de Prata são apenas alguns dos pontos que merecem a visita. Se ficar mais alguns dias, terá a possibilidade de experimentar os queijos e os vinjos, aproveitando o fim de tarde numa esplanada, depois de ter passado a manhã a explorar as ciclovias. Atenção: no verão, as temperaturas superam facilmente os 35º ao início da tarde.

Enoturismo

AlentejoOs especialistas afirmam que o “terroir” alentejano, com a combinação entre o terreno, o relevo e o clima quente e abafado nas alturas certas do ano, contribui para que os vinhos alentejanos sejam de grande qualidade. A Região Demarcada é uma das maiores do país e são inúmeras as quintas e herdades que aguardam a sua visita, proporcionando dias de intensa ligação à natureza, degustando ótimos vinhos.

Surf

Esqueça os engarrafamentos nas estradas para as praias e o areais cheios de gente. Praias como as da Arrifana e do Amado, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, são excelentes para quem deseja praticar surf, evitando grandes aglomerados. Não será difícil obter alojamento em pequenas unidades de turismo rural e de turismo de habitação da costa alentejana, bem perto das praias.

Fora dos Roteiros

O Alentejo guarda certos segredos que só é possível descobrir fugindo aos roteiros principais. Próximo de Mora existe ainda o pequeno santuário de Brotas, cuja geografia desafia a ideia de que o Alentejo é uma planície. Ali bem perto, no Couço, a resistência ao salazarismo era de tal ordem que, no Mundial de 1966, os seus habitantes “torciam” pela União Soviética contra “a equipa do regime”.