Guia de Atividades do Alentejo

Descubra como pode usufruir do Alentejo, para além das atividades ligadas ao enoturismo, à gastronomia e ao património cultural e histórico.

Férias com crianças no Alentejo

nature tourism in AlentejoO Alentejo tem tudo para os mais pequenos. Logo em Setúbal, vá à descoberta dos golfinhos no estuário do Sado. No Alto Alentejo, em Fronteira, o centro ecoturístico inclui a piscina, uma praia fluvial e um centro astronómico; afinal, não é só em Reguengos de Monsaraz que é possível observar o céu. Já em Arronches, encontrará o Museu de (A) Brincar, com uma coleção de brinquedos que irá surpreender os mais novos e avivar as memórias dos adultos.

Fins de semana e “escapadelas” para o Alentejo

Há uma situação em que se justifica utilizar as excelentes autoestradas alentejanas: aproveitar ao máximo um fim de semana para chegar rapidamente ao seu destino e fazer render cada segundo. Poderá ser uma estadia numa casa flutuante na barragem de Alqueva, um hotel “rent-a-tent” (campismo de aluguer), ou um “bungalow” com paredes de cortiça e pequeno-almoço no terraço. Talvez queira ocupar o fim de semana com o surf no Litoral Alentejano, bem longe de Lisboa, ou passar o tempo entre massagens, aulas de ioga e passeios a cavalo. Planeie-o com antecedência, de forma a não perder nem um minuto na hora de partir!

Turismo de natureza no Alentejo

O Parque de Natureza de Noudar, situado num dos pontos mais isolados e remotos do Alentejo e de Portugal, celebra a preservação da natureza, o consumo de produtos endógenos e uma relação mais equilibrada com o meio ambiente. A Herdade da Coitadinha está integrada na Rede Natura 2000.

O mesmo conceito de proteção da natureza e de ligação ao meio ambiente encontra-se na célebre comunidade Tamera, a desenvolver-se no concelho de Odemira desde 1995. Ao contrário do que por vezes se pensa, a Tamera organiza visitas, estando toda a informação disponível no seu “site”.

Mais perto do mar, o Zmar Eco Campo é definido como um Resort & Spa de 5 estrelas, oferecendo uma experiência de campismo e imersão na natureza diferente do habitual neste género de “resorts”.