Guia de Enoturismo do Alentejo

O enoturismo alentejano é uma experiência única, que vale a pena integrar com tudo o resto que a região tem para oferecer. Deixamos um pequeno guia para viajar no Alentejo, tendo o vinho por companhia.

Vinhos Alentejanos

Alentejo winesOs especialistas consideram que os vinhos alentejanos, no geral, conseguem bater os vinhos durienses, em termos da acidez e da quantidade de minerais que possuem os vinhos dos terrenos mais graníticos de Trás-os-Montes e Alto Douro; e também os da Bairrada, vinhos geralmente com mais taninos. Para os enófilos menos conhecedores ou que preferem que o vinho os conquiste logo ao primeiro impacto, os vinhos do Alentejo serão uma das primeiras opções.

Existem outras diferenças entre as práticas vitivinícolas do Douro e do Alentejo: ali são apenas utilizadas castas autóctones portuguesas, enquanto no Alentejo há uma maior criatividade quanto à mistura de castas estrangeiras, como a Syrah ou a Cabernet Sauvignon.

“Slow Movement”

As clássicas anedotas populares, relativas à alegada “lentidão” dos alentejanos e ao seu ritmo de vida, poderão vir a revelar que quem ri por último ri melhor. A placidez da planície e o relativo isolamento, cuja sensação é criada pela sua grande extensão, tornam a região um “must” para os adeptos do “slow movement”, o movimento que defende um abrandamento em relação à “correria” da vida moderna, com tempo para apreciar cada momento da vida. A cultura vínica do Alentejo assenta aqui que nem uma luva.

Viajar na primavera

Portugal tem do Alentejo a ideia do clima quente, do calor, dos períodos de seca e de longas searas amarelas e a terra ressequida – imagem reforçada na mente de todos os que por lá viajam em agosto, em direção ao Algarve. Para evitar o calor e encontrar um Alentejo verdejante e ameno, o ideal é viajar na primavera. Aproveite a Páscoa ou tire uns dias para visitar a célebre feira Ovibeja.

Cuidado com as entradas

Ao iniciar uma refeição, lembre-se de que será servido com queijo, pão rústico, azeitonas, presunto e outros enchidos, juntamente com outras iguais; sem dar por isso, poderá estar cheio antes de chegar o prato principal!