Pratos de Peixe do Alentejo

Alentejo Fish dishesAssociamos o Alentejo a uma grande extensão de terra, sem ligação ao mar, uma vez que o litoral alentejano tem passado ao lado dos roteiros turísticos e das praias. E, se é certo que não se encontra por aqui as típicas vilas piscatórias do litoral centro e norte, isso não significa que a pesca não exista e que o peixe não seja bom. Os restaurantes refletem esta realidade, e mesmo onde o peixe fresco chegava com mais dificuldade (em tempos antigos), as receitas não disfarçavam a ligação portuguesa ao mar. É o que acontece com a carne de porco à alentejana. Mas vejamos exemplos de peixe disponível nos restaurantes do Alentejo:

  • Peixe grelhado. Nada mais simples e saudável. Muitos hotéis e unidades de turismo rural incluem uma churrasqueira, para quem pretende experimentar esta iguaria.
  • Sardinhas. São típicas – e melhores – dos meses sem “r”, entre maio e agosto. Se ainda não experimentou comer uma sardinha à mão, no pão, sem se importar com as suas pequenas espinhas, está na hora de experimentar.
  • Dourada. Um peixe muito popular, com um sabor leve e agradável, que algumas pessoas preferem servir ao almoço. Desse modo, evitam uma refeição pesada e podem continuar a praticar desporto pela tarde fora. Para tal, convém não abusar do vinho; a dourada é perfeita servida com uma garrafa de vinho branco, bem fresco, num dia de maior calor.
  • Bacalhau. O prato nacional também se prepara aqui, sendo que, neste caso, não se trata do peixe que é desembarcado em Sines ou Porto Covo, mas sim do bacalhau salgado, vindo dos mares longínquos da Terra Nova ou da Noruega. Um dos exemplos de casamento perfeito entre a tradição “terrestre” do Alentejo e o mar é a açorda de bacalhau à alentejana, que inclui o pão, coentros – quase omnipresentes na gastronomia do Sul – ovos, azeite, vinagre e sal: um prato tipicamente mediterrânico e ideal para aproveitar sobras de pão.

Para terminar, deixamos uma curta lista de restaurantes do Litoral Alentejano:

  • Chez Daniel (Santo André, Melides)
  • Cais da Estação (Sines)
  • Tasca do Celso (Vila Nova de Milfontes)
  • O Sacas (Zambujeira do Mar).